segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Arquitetura da Destruição

     
Nome original:Architektur des Untergangs
Direção: Peter Cohen
Gênero: Documentário
Ano: 1992


      Documentário mostra o Nacional-Socialismo de Hitler com uma visão diferente.
     Além da tradicional visão de guerra e crueldade, filme de Peter Cohen busca a essência da ideologia nazista que segundo o documentário, não foi um movimento político, mas sim cultural, artístico e social. A valorização da arte e estética de Hitler não foi somente uma ramificação do pensamento nazista, mas seu esqueleto. Com esse foco, o documentário traz com detalhes e numa linguagem simples as ações do governo do Reich para construir um império mais belo e harmônico, cultuando a beleza e sua raça acima de tudo. Por "ações" entende-se o genocídio de judeus e deficientes, destruição de cidades inteiras, construções de novas e também a adoração à arte da Antigüidade Clássica. Chega a ser cômico os argumentos usados para rebaixar a cultura judaica, tais como usar seu estilo de pintura como prova da presença de doenças mentais de seus artistas. Tais absurdos são expostos em todo o documentário.
     Com materiais históricos que envolvem desde os acervos de pinturas do Füher até filmes bizarros de propaganda nazista, Peter Cohen remonta brilhantemente em 121 minutos a personalidade e a história de Adolf Hitler e Alemanha e sua luta na construção de um novo mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O nazismo foi algo muito triste, é bom que as pessoas conheçam melhor esse sistema infeliz que graças a Deus não prevaleceu.

Abraço.

Anônimo disse...

Titulo bem chamativo... Sou contra o nazismo, como muitos, ou melhor, como quase todo mundo.