sábado, 23 de maio de 2009

A Lista - Você está livre hoje?

     
Nome original: Deception
Direção: Marcel Langenegger
Elenco: Ewan McGregor, Hugh Jackman, Michelle Williams
Gênero: Ação/Suspense
Ano: 2009


     Um auditor é apresentado a um mundo secreto pertencente à elite de Nova York, que oferece aos seus participantes uma noite de satisfação sexual.
     Quando li a sinopse desse filme, imaginei que seria uma história de ricões tarados procurando por sexo em uma rede de prostitutas e que o personagem principal, solitário e ingênuo, entrando nesse clube, ia se meter com mafiosos e outros tipos de figuras perigosas. Bem, eu acertei só pela parte do "solitário e ingênuo". O clube do sexo é formada majoritariamente por executivos bem-sucedidos (inclusive as mulheres) e tudo que eles têm que fazer para conseguir uma noite de satisfação sexual é discar para um membro da lista e perguntar: "Você está livre hoje?". É fácil perceber uma critica ácida à nossa vidinha moderna onde tudo é estável, fácil e mecânico. Em Nova York, os executivos atolados em trabalho e solidão veem pela janela a vida passando e, graças à falta de tempo, o único jeito de saciar sua carência sexual é por meio d'A Lista.

     Pra mim, o filme tem duas partes. Na primeira, somo apresentados ao personagem principal, muito bem interpretado por Ewan McGregor, e sua solidão que também foi muito bem explorada pelo roteirista e diretor. Diga se aqueles prédios gigantescos de Nova York, cheios de janelinhas iluminadas não causam uma certa melancolia? É nessa parte também que ele descobre do clube do sexo em questão e se esbalda todas as noites, cobrindo provisoriamente sua solidão. Na segunda parte é onde começa a ação e o suspense do filme e por isso não me agradou muito, pois como muitos sabem, essa não é bem minha área. Pra mim, o roteiro pode ser chamado de "original" somente na primeira parte da história, pois na maior parte do enredo, não consegue escapar da mesmice que encontramos em filmes desse gênero. Nessa mesma fórmula contém: chantagem, refém, assassinato, revelações inesperadas (mas que você consegue prever em muitos casos), e dinheiro, claro. A estrutura da trama, referente à revelação inesperada que muda o curso da trama, é bem parecida com a do "Awake - A vida por um fio" e quem assistiu um dos dois sabe do que estou falando.
     O final não traz nenhuma surpresa e talvez seja porque o diretor já tinha cansado de usá-las durante toda a história. Para ser generoso com os fãs de ação desse estilo, daria um 7,0 para "A Lista", porque acho que é uma boa recomendação para eles.

Nenhum comentário: