domingo, 9 de junho de 2013

Preciosa - Uma História de Esperança

     
Nome original: Precious
Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique Irnes Jackson, Paula Patton
Gênero: Drama
Ano: 2010


      Filme ganhador de 2 Oscar em 2010 - inclusive de melhor roteiro adaptado, do livro "Push" - é um drama que se destaca pelas excelentes atuações e uma carga de tragédia que supera a maioria do gênero.
      Preciosa é uma garota de 16 anos, negra, obesa e analfabeta que vive no bairro do Harlem em 1987, esperando seu segundo filho, quando entra em uma escola alternativa pra tentar encontrar esperança em meio a sua rotina de abusos e violência familiar. Logo nas primeiras cenas o cenário brutal na qual a personagem interpretada pela iniciante Gabourey Sidibe vive exposta: abuso sexual pelo pai, casa escura e desorganizada no bairro pobre de Nova Iorque, humilhações e violência por parte da mãe e a aparência da garota, totalmente sem luz, imersa na escuridão.
      Apesar de a personagem desde o início se mostrar extremamente apática e descrente, durante a história vemos algumas imagens que seriam provenientes da imaginação e dos sonhos da mesma, na qual ela é uma estrela adorada por vários e desejada, traçando uma história paralela àquela cruel realidade vivida. Quando a garota vai para a nova escola e encontra sua nova professora que passa a ser sua maior ajudante e fornecedora de esperança, abre-se uma pequena brecha para o que parecia ser uma situação sem solução. Numa turma com garotas com problemas semelhantes aos seus, Preciosa, aos trancos e barrancos, sobrevive.
      Quem espera um drama romântico e idealizado de "Preciosa", engana-se. O filme preza pelo realismo, bastante cruel nesse caso, e diferentemente de outras tramas do gênero, não tem o formato típico de trajetória do personagem: submundo, transformação, ascensão. Como geralmente ocorre na vida real, as mudanças vem aos poucos, com quedas durante o caminho, sendo uma delas a noticia trazida pela mãe de Preciosa enquanto se encontrava no abrigo, quase tirando novamente a firmeza e fé da garota.
      Há diversas cenas memoráveis durante o longa, e as melhores são as protagonizadas por Mo'nique, como a deplorável mãe, que prova que realmente mereceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante.
      A história, mais do que um drama de partir o coração, é um ensaio sobre esperança (como o próprio nome brasileiro explana), família, amor e onde encontrá-los nesse mundo.


Conceito: Muito Bom

2 comentários:

Gustavo Cravo disse...

Oi Henrique,

Gostei de sua descrição de "Preciosa", filme que também vi. Concordo que um de seus destaques é que ele não tem uma trajetória que é quase "linear" em dramas românticos. O filme é cruel sim pq é sincero.

Henrique S. disse...

O interessante é ver também que histórias de famílias desestruturadas, pobres e violentas não é algo tipicamente de países subdesenvolvidos e emergentes.