quinta-feira, 27 de junho de 2013

Primavera para Hitler


Nome original: The Producers
Direção: Mel Brooks
Elenco: Zero Mostel, Gene Wilder, Kenneth Mars
Gênero: Comédia
Ano: 1968


      Comédia dos anos 60 traz história interessante e, mesmo para um espectador descontextualizado com a época em que foi feito, consegue arrancar risadas.
      Um produtor fracassado da Broadway se junta com seu contador (interpretado por Gene Wilder, também conhecido como o Willy Wonka do primeiro A Fantástica Fábrica de Chocolate ) e, através de uma manobra de superfaturamento, planeja produzir a pior peça teatral de todos os tempos para usar o dinheiro e ir pro Rio de Janeiro. Contudo, o espetáculo musical sobre Hitler e a Alemanha nazista acaba sendo um sucesso.
      Tendo um humor diferente dos que nós, espectadores atuais, estamos acostumados, o filme acaba parecendo forçado e meio excêntrico pra nossa visão contemporânea de comédias. Mesmo assim, pela trama que por si só é engraçada, consegue manter a atenção pela expectativa de como será a peça que está sendo produzida e promete ser um fracasso, e também por personagens engraçados, como a secretária sueca e gostosa, e o ex-combatente alemão maluco e admirador de Hitler
. E é a própria peça que traz as cenas mais engraçadas do curto filme, cuja sinopse acima resume toda a história que vemos nos 84 minutos de duração (curta demais). A peça poderia ser, de fato, mais explorada. Ver um musical encenado na Broadway, com um trecho de música “Primavera para Hitler e Alemanha, inverno pra Polônia e França” como uma ode ao Führer, entretanto, faz o longa valer a pena mesmo ele não sendo imperdível.

Conceito: Regular

Nenhum comentário: