segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os Pássaros

     
Nome original: The Birds
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco:Rod Taylor, Jessica Tandy
Gênero: Suspense/Terror
Ano: 1963


     Outro clássico de Hitchcock que supera muito o tal Um corpo que cai. Pelo menos agora tenho uma mínima idéia do motivo de esse diretor ser tão respeitado.
      Melanie vai passar uns dias na pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia quando milhares de pássaros começam a atacar o lugar. Como as plantas no ridículo Fim dos Tempos que tentaram fazer sua vingança contra a raça humana, nesse filme foi um elemento mais inusitado que tenta se rebelar contra nós: os pássaros. Mais uma trama onde o ser humano é o responsável por seu infortúnio, e olha que esse foi produzido há mais de 40 anos atrás, bem antes da onda do devemos-salvar-o-mundo-e-o-aquecimento-global-é-uma-prova-disso.
     Os Pássaros não causa nenhum medo, mas é claro que isso é aceitável tendo em vista que a obra foi filmada em outra época, na qual os espectadores tinham uma percepção bem diferente da nossa. Ao contrário de Um corpo que cai onde eu não consegui enxergar quase nada que preste, esse filme traz pelo menos uma inigualável qualidade técnica, principalmente pelas cenas dos ataques dos pássaros onde foi usada uma grande riqueza de efeitos especiais para a época. Devemos respeitar também a fotografia que o diretor colocou no filme com o objetivo de causar ainda mais impacto pois demonstra sua preocupação em inovar no jeito de filmar.
     Entretanto, a ótima qualidade técnica dessa obra não é o bastante para torná-la excelente. A história é muito chata e há cenas demasiadamente grandes. A única coisa que sustenta a história é a originalidade do tema central, pois quando o filme acabar, a única coisa da qual você vai se lembrar no roteiro é: pássaros atacando pessoas.


Conceito: Regular

2 comentários:

Rendson Campos disse...

Olá Henrique, eu gostaria que você atualizasse o banner do Internet Ativa, abraços.

Estêvão dos Anjos disse...

Esse filme passou um dia desses no corujão e n consegui vê-lo. Se bem que teu texto não me dá tanta coragem em baixá-lo. Mas um dia farei isso. Ah cara, veja DISQUE M PRA MATAR, também do Hitchcock, supera e muito o UM CORPO QUE CAI