domingo, 28 de junho de 2009

Crepúsculo

     
Nome original: Twilight
Direção: Catherine Hardwicke
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson
Gênero: Suspense
Ano: 2008


      A mais nova máquina de gerar lucro no cinema tem muitos defeitos, mas é salvo por algumas cenas. Isso porque sou otimista.
      A história todo mundo já sabe: a mortal Isabella muda-se para uma cidade para viver com seu pai e lá conhece Edward, o galã-vampiro que terá que enfrentar seus instintos para não fazer nenhum mal à sua namoradinha. Pela sinopse, esperei que a história principal fosse bem maçante. Tudo bem, eles se amam e precisam enfrentar esse desafio, mas... e daí? Será que o filme seria realmente só isso em questão de roteiro? Infelizmente é, pelo menos em sua maior parte. Nos primeiros dias na escola ela conhece a família Cullen (da qual Edward faz parte) e para nós, que já lemos a sinopse anteriormente, sabemos que todos são vampiros. Após trocas de olhares, flertes e outras coisas, os dois acabam de apaixonando. Depois de um tempo de enrolação, Edward conta à Bella que é um vampiro e que o pescoço da garota era uma tentação pra ele apesar de ele não querer machucá-la. A história é essa durante mais de uma hora de filme. Muito chato. Entretanto, há uma virada no filme onde o nível de suspense aumenta um pouco e pra mim foi isso que o salvou. Só depois que começa a perseguição do vampiro mau atrás de Isabella a história deixou um pouco a monotonia de lado e se tornou mais madura.
      Kristen Stewart traz uma péssima atuação como a personagem principal. Mas é impossível dizer se foi realmente culpa da atriz ou da má construção do personagem. Bella seria uma patricinha esnobe? Seria uma nerd com problemas de relacionamento? Seria uma sarcástica? A personalidade da personagem foi esquecida, sendo que tudo gira em torno de seu romancezinho com Edward e esse seria interessante, se trouxesse algo mais instigante do que sua tentação de morder o pescoço da garota.

      O principal erro de "Crepúsculo" é ter infantilizado uma história que poderia ser melhor explorada. Parece que o objetivo da diretora era focar tudo no ator bonitão, para provocar gritinhos de garotas histéricas no cinema. A história do casal implica mais do que ir a bailes de formatura ou conhecer a família um do outro, mas foi nesse tipo de banalidade que o filme mais se focou na maior parte do tempo. Exemplos de cenas mais bem feitas são: Isabella quase mordida pelo vampiro mau no estúdio de dança e o diálogo dos pombinhos depois do baile, onde ela implora a ele que seja mordida, para que se torne uma imortal.
     Em geral, o roteiro é mal construído e superficial (tanto nos personagens quando no tratamento do tema) com muitos diálogos infantis e cenas chatas que são uma tentativa frustrada de passar suspense ao espectador. "Twilight" é só "regular", mas eu tinha que vê-lo porque agora teremos que aguentar suas continuações por mais alguns anos e ficar sem uma posição quanto à qualidade da obra é complicado.


Conceito: Regular

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Henrique, obrigado pela visita ao nosso A Casa Torta, sobre Agatha Christie (http://acasatorta.wordpress.com). Também temos um blog sobre cinema...

http://cinemagia.wordpress.com

... um Somente Boas Notícias ...

http://somenteboasnoticias.wordpress.com

... e um sobre TV, teatro e o mundo das celebridades:

http://telemagia.wordpress.com

Grande abraço, sucesso sempre,
Tommy

Anônimo disse...

Em tempo: vou inserir seu site no BlogRoll do Cinema é Magia. Confira posteriormente em:

http://cinemagia.wordpress.com/

Minha resenha de Crepúsculo está em:

http://cinemagia.wordpress.com/2009/06/09/resenhas-crepusculo/

E tem mais dezenas de outros posts sobre a saga aqui:

http://cinemagia.wordpress.com/?s=crep%C3%BAsculo

Grande abraço
Tommy

Rendson Campos disse...

Eu assisti esse filme e, particularmente, não gostei, a história acaba sendo muito monótona, poucos efeitos especiais e um tipo de coisa que sai totalmente fora do padrão dos tipicos vampiros, a luz do sol, espero que seja implementado mais ação e um pouco mais de fantasia no segundo filme, pois foi isso que faltou no primeiro.