segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

LIVRO: Mais pesado que o céu

     
Nome original: Heavier than Heaven
Autor: Charles R. Cross
Gênero: Biografia
Ano: 2002


     Charles R. Cross escreve uma biografia de Kurt Cobain que surpreende pela riqueza de detalhes.
     Quem nunca ouviu "Smells like teen Spirit" ao menos uma vez na vida? Essa é uma das muitas canções escritas e cantadas por um músico loiro vindo de Aberdeen, uma cidade minúscula próxima a Seattle. Filho de Wendy e Don Cobain, teve sua vida mudada após o divórcio de seus pais quando tinha 8 anos de idade, envolveu-se com drogas na adolescência e morou em várias casas durante sua conturbada juventude. Sua vida é posta em palavras como se tivesse sido escrita pela próprio protagonista. Tal característica se deve as mais de 400 entrevistas e quatro anos de pesquisa feita por Ross.
     Ilustrada com fotos de família e com passagens do diário de Kurt em vários capítulos, a obra traz por completo a trajetória entre o ano de 1967 e 1994, datas onde sua vida começa e termina. Brigas de família (principalmente a péssima relação com o pai), a primeira transa, as namoradas que teve, a luta pela ascensão à fama e o repúdio à mesma, a gravação dos três discos da banda, os bastidores do shows, as mais de quinze overdoses de heroína no ano de 1994, o casamento com Courtney Love e o nascimento de sua filha Frances são alguns acontecimentos presentes no livro.
     A vida do roqueiro que influenciou toda uma geração e chegou às paradas da Billboard é marcada por conflitos internos, drogas, depressão, carência, contradições e principalmente por auto-desprezo. Na biografia, Cross traz também interpretações das músicas que, na maioria das vezes, são de caráter auto-biográfico e que nunca entenderíamos se não conhecêssemos a vida do compositor. O autor também faz análises psicológicas da confusa mente de Cobain, mas, devido aos diários e entrevistas de conhecidos, acredito que não tenha sido uma coisa tão complexa de se fazer.
      Como esperado, a riqueza de detalhes faz a obra ficar enfadonha em certas partes, como a briga da banda com a gravadora. Fora isso, o livro é perfeito para os fãs e talvez o único motivo que te prende ao livro é se você for um. Caso contrário, você vai se chocar com tanta auto-destruição nos últimos anos da vida de Kurt. O conteúdo pesado e bizarro (como a forma de Cobain escrever em seu diário e em suas letras, típico de um esquizofrênico, ou talvez só um admirador da anatomia humana) assusta e com certeza você vai terminar o livro abalado emocionalmente graças ao desfecho: suas cinzas sendo jogadas por sua filha em um riacho, cinco anos depois de ele ter enconstado o cano de uma espingarda no céu-da-boca e apertado o gatilho.



     Veja abaixo vídeos do Nirvana (Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl). Dentre as melhores músicas estão: "Smells like teen Spirit", "Come as you are", "Bleed", "Heart-Shaped box", "Aneurysm", "Pennyroyal Tea", "All Apologies", "You know you're right", "Serve the servants", "Lithium" e mais umas dezenas...

Nirvana - Vídeos
     

6 comentários:

Tati Claro disse...

Nossaaaaaa, me empolguei agora!
quando eu era adolescente rebelde era apaixonada por ele. vou ler, tenho que ler.
Mas vem cá, vc sabe algo sobre a filha dele hoje em dia?

Ana Thalita disse...

Hum, interessante...
então além de cinema você tbm manja de uns bons livros (que na verdade é minha preferência).
Vou colocar um link do seu blog no meu, ok?
Assim fico ligada no que escreve...
flw.

Unknown disse...

Parece ser um bom livro!
Muito bom blog, conteudo interessante!
Abraço!

www.entaofudeu.blogspot.com

Igor Pinheiro disse...

Putz, não gosto de entrar em blog assim por causa disso! uhauahuaha
Preciso ler esse livro, vou correr atrás.
Parabéns pelo blog, adoro cinema também, tenho um blog sobre séries, se puder, dá uma passada lá!

Unknown disse...

muito bom!!!!

Anônimo disse...

Acredito até que seja uma história interessante, a vida de Kurt realmnete foi agitada, mas não me atrai muito porque não sou muito fã de Nirvana..... eu sou mais Gun´s e Pearl Jam.....