quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Réquiem para um sonho

     
Nome original: Requiem for a dream
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Ellen Burstyn,Jared Leto
Gênero: Drama
Ano: 2000


      Mais um filme que retrata o mundo das drogas. Diferente de Eu, Christiane F., 14 anos, drogada e prostituída, esse tem um toque mais poético e dramático, envolvendo as emoções dos personagens de uma maneira mais profunda e usando a fotografia e trilha-sonora de uma maneira fantástica.
     O filme possui quatro personagens centrais que levam o espectador ao mundo do vício. Sara Goldfarb é uma mulher de meia-idade que se vicia em remédios para emagrecer. Seu único filho, Harry, aplica droga todos os dias com sua namorada Maryon e seu amigo Ty. Dessa meneira, cada um dos quatro tenta correr atrás de seus sonhos ao mesmo tempo que têm sua vida indo para o fundo do poço graças às drogas.
     Quando digo "uma viagem através mundo do vício", me refiro à capacidade do longa de nos transportar, principalmente atráves da trilha-sonora e da fotografia, para o universo de sensações e perturbação dos personagens. A música instrumental acompanha as histórias durante quase todo o tempo, oscilando junto com o roteiro, nos momentos de tensão, tranquilidade e desorientação. O principal objetivo do filme não foi simplesmente chocar e embrulhar o estômago do espectador (como no filme já citado no primeiro parágrafo), mas sim expôr as razões, os sentimentos, angústia e principalmente a perspectiva dos envolvidos. A cada cena todos vão se decompondo e se tornando seres perdidos, dignos de pena. A partir de um momento, você passa a vê-los como crianças carentes que vêem nas drogas uma felicidade rápida e fácil, mas totalmente artificial e efêmera.
     "Réquiem para um sonho" te faz experimentar sensações perturbantes e após seu término, você sente algo parecido com uma ressaca. Com uma trama profunda, emocionante e contada de um jeito extremamente original, é bem recomendável.



Conceito: Bom

2 comentários:

Raphael Camacho disse...

Olá Henrique adorei o blog! Acessa www.cinedica.com.br , tu vai gostar!

Eu adoro esse filme é uma crítica a situação enfrentada por muitos jovens em todo mundo a total decadência da espécie humana!

agv disse...

Olá! Gostei muito do seu blogue, está muito bem organizado, parabéns.
Gostaria que acessasse o meu blogue á lista dos blogues que me recomenda.
O URL do meu blogue é:livrosfilmesemusica.blogspot.com/
O blogue ainda está num processo desenvolvimento, mas já tem algumas coisas.

Abraços e continuação de bom trabalho!