domingo, 1 de junho de 2008

A Rainha do Crime

 

     Um dos primeiros livros "adultos" que li foi de autoria de Agatha Christie, conhecida como "a rainha do crime" devido ao gênero que escreve: policiais. "Os elefantes não esquecem" não só foi pra mim uma abertura para esse tipo de literatura como também a causa da minha paixão pelas obras dessa excelente escritora britânica.
     Todos seus livros seguem quase a mesma linha: acontece algum evento misterioso (quase sempre um assassinato) que vai sendo clareado a cada página e termina com um final surpreendente. Os personagens criados por Agatha geralmente aparecem em mais de um livro, como Tommy e Tuppence, Miss Marple e Hercule Poirot (esse é o cara!) que é praticamente um segundo Sherlock Homes e está presente em grande parte de seus romances. Essa presença de personagens familiares faz com que a trama fique mais interessante e como se fôssemos verdadeiros conhecidos pois conhecemos sua personalidade e os casos que solucionaram anteriormente.
     Atualmente estou lendo "Um brinde de cianureto" que deve ser aproximadamente o vigésimo livro da autora que leio. Mas não pense que isso é muito pois ela publicou durante vida (ela faleceu em 1976) mais de 80 obras. O melhor título, na minha opinião, é "O caso dos dez negrinhos" e o mais fraquinho é "Assassinato no Expresso do Oriente" mas ainda existem outros fantásticos como: "Assassinato no Campo de Golfe","A casa torta" e "Morte na praia".

Nenhum comentário: