Documentário tem como assunto principal a relação entre a dieta baseada em alimentos de origem animal e a incidência de doenças cardiovasculares e câncer.
O filme tem uma riqueza imensa de estatísticas* e de depoimentos de médicos que se empenharam em estudar a dieta de grupos e sua correlação com a qualidade de vida e a indidência de doenças. Tem como o principal objetivo oferecer uma visão diferente de certas verdades inseridas no senso comum, tais como: "carne é essencial para obtenção de proteínas" e "leite de vaca é a melhor fonte de cálcio e evita a osteoporose". Contudo, documentário vai além: oferece uma série de reflexões sobre como nossa sociedade encara o ato de se alimentar, inclusive citando a "tríade motivacional", que seriam as três buscas do ser vivo: prazer, evitar a dor e poupar energia.
Sendo vegetariano ou não, uma questão é inevitável após ver o documentário: será que o modelo de alimentação que a sociedade ocidental atualmente tem como modelo realmente é válida, tendo em vista os inúmeros casos de doenças relacionadas também à alimentação?
*Ainda não pesquisei a fundo para comprovar sua veracidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário