terça-feira, 1 de maio de 2012

A Vida dos Peixes




Nome original: La vida de los peces (Chile)
Direção: Matías Bize
Elenco: Santiago Cabrera, Blanca Lewin
Gênero: Drama
Ano: 2010

     Filme emocionamente e de uma beleza real. Uma história que acontece com todos em algum momento na vida.
     Andrés é um jovem prestes a viajar para a Europa, para continuar seu trabalho de jornalista de guia turístico. Entretanto, primeiro precisa resolver pendências de um passado distante com Beatriz. Toda a história do longa se passa durante uma noite, numa festa de aniversário, onde os dois personagens principais estão presentes. Há 10 anos morando fora, Andrés leva uma vida sem vínculos e distante dos seus antigos amigos que estão todos presentes na festa. Contudo, a pessoa que Andrés mais espera encontrar é Beatriz, sua ex-namorada que não vê há muito tempo.
     A narrativa do filme é lenta e sutil, do jeito que eu gosto. A câmera acompanha o personagem perdido pela festa, inconfortável com a situação de encontrar com sua ex, e desde o início sentimos que há alguma expectativa nesse encontro. Para quem já viveu algo parecido, o filme é bastante interessante. Após algumas conversas constrangedoras entre os dois, chegamos à cena mais bonita do filme: os dois diante de um aquário discutindo o que sentiram e viveram após a estranha separação, e o vislumbre daquela vida que poderiam ter vivido mas que agora só pode ser imaginada e admirada como a vida dos peixes em um aquário.
     Além das cenas com as interações com os outros personagens, sempre com conversas muito informais, fazendo com que nos sintamos como um convidado da festa, há a bela canção que pode ser conferida abaixo, que prova que em questão de trilha-sonora, filmes latinos quase sempre ganham.



Inverness - Nubes



"El mar sabe a sal y no podrás tragarla jamás
El cielo tiene nubes y no podrás tocarlas jamás"


Conceito: Bom

Nenhum comentário: