segunda-feira, 13 de abril de 2009

Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída...

     
Nome original: Christiane F. - Wir Kinder vom Bahnhof Zoo
Direção: Uli Edel
Elenco: Natja Brunckhorst, Thomas Haustein
Gênero: Drama
Ano: 1981


     Baseado em fatos reais, filme alemão retrata o submundo das drogas e se passa em Berlin, na década de 70.
     Christiane é um garota berlinense, prestes a fazer 14 anos, mora com a mãe e é fascinada para conhecer a moderna boate "Sound". Certo dia, consegue entrar na discoteca, conhece Detlev e assim começa sua vida de viciada. Primeiro o álcool, depois maconha e depois umas das drogas mais destrutivas: a heroína. Além do uso de drogas, acaba se prostituindo e assim a lista de situações baixas em que se submeteu na juventude fica quase completa. Percebe-se que o diretor tinha como único objetivo formular uma antipropaganda do mundo do vício. O filme nem chega a mostrar a vida da menina antes do vício, sendo a primeira cena ela explicando ao espectador sua vontade de conhecer a tal boate, não sabendo que lá conheceria as pessoas que a encaminhariam à perdição. A cada cena ela afunda mais e mais, junto com seu namorado Detlev, ainda mais perdido.
     Como muitos dramas europeus, este busca nos chocar, porém não o faz visualmente, mas sim através do drama em que a personagem se encontra. Entretando, há uma cena que me fez franzir a testa: Christiane e seu namorado reclusos no quarto enfrentando a crise de abstinência após terem decidido abandonar a heroína. Essa sim é uma cena que todo pré-adolescente deveria assistir para ter noção da podridão e do sofrimento que o vício leva. "Eu, Christiane F..." é um filme válido quando passa a mensagem de "Diga não às drogas" mas é falho quanto ao roteiro que, apesar do tema denso, acaba sendo simples demais, repetitivo demais.

Um comentário:

Anônimo disse...

ADORO O FILME E O LIVRO É FASCINANTE DEMAIS ELA É UMA GUERREIRA POIS DEPOIS DE TUDO QUE PASSOU NA VIDA AINDA ESTÁ VIVA PARABÉNS PRA ELA SÓ TORÇO PRA QUE ELA SAI DESSA VIDA DO VICIO.