terça-feira, 15 de julho de 2008

Divina Proporção

 

     Só agora tive ânimo para ler "O Código Da Vinci" mas me surpreendi ao perceber que não era somente um livro de ação (como o filme) mas também um livro cheio de curiosidades históricas. Uma delas foi a menção do número Phi (lê-se "fi") que até agora me era estranho.
 
     Como o Pi que conhecemos, o número Phi (ou Número da Proporção Divina) tem um valor constante que é 1,618 e tem ligação com a ordem de crescimento na natureza.
     Esse valor pode ser encontrado na famosa série de Fibonacci que não é nada mais do que uma seqüência infinita de números onde cada Essa razão tem ligação com o crescimento ou algarismo é formado pela soma dos dois anteriores a ele (1,1,2,3,5,8...). Se dividirmos dois números adjacentes nessa seqüência, vamos encontrar valores que vão se aproximando gradativamente de 1,618. Na natureza, encontra-se a presença dessa proporção em vários seres tais como o náutilo e o girassol. Com isso, vários artistas passaram a usar essa nova proporção em busca da beleza em suas obras. Um bom exemplo é o Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci onde ele usou o Phi para obter as melhores proporções de um corpo humano, encontrando assim, a beleza.
     Podemos encontrar a no corpo humano, por exemplo, dividindo a altura do corpo pelo comprimento dos pés até o umbigo.
     O grande fascínio que ronda o Phi é que ele é uma constante matemática, porém, ligada a fenômenos biológicos.

Nenhum comentário: