sábado, 9 de abril de 2011

A Fita Branca

     
Nome original:Das Weisse Band - Eine Deutsche Kindergeschichte
Direção: Michael Haneke
Elenco: Susanne Lothar, Ulrich Tukur, Burghart Klaubner, Josef Bierbichler.
Gênero: Drama
Ano: 2009



      Filme é uma tese sobre a origem do MAL que assolou a Alemanha no século passado.
      Michael Haneke traz a história de um pequeno vilarejo alemão através da narração de um professor sobre estranhos fatos que começaram a acontecer no local, ano ano de 1913. Alguns moradores começaram a ser atacados, trazendo um clima de desconfiança entre os moradores.
      A história começa quando o médico da vila cai do cavalo graças a um arame estendido em frente à sua casa. Desde então, como o próprio narrador diz, os fatos a seguir poderiam dar uma dica das razões do a Alemanha se tornou mais tarde: cenário de ódio, repressão e intolerância. E o que vemos nas cenas seguintes não é nada mais do que isso, porém sempre coberto com o véu da religião, educação e paternalismo.
      O filme é focado nos relacionamentos familiares, principalmente nas famílias do pastor e do médico. Com a típica organização e rigor que tanto admiramos nos europeus, as crianças sofriam forte repressão e uma educação à base da punição. Aí entra o nome do longa: a fita branca amarrada no braço das crianças, após o castigo, serve para lembrá-las da pureza e inocência. Tal fita lembra muito àquela usada pelos judeus após a ascensão nazista ao poder.
O diretor soube explorar de um jeito magnifíco a inocência infantil sendo confrontada com a violência. Por fim, o filme todo é uma personificação da sociedade alemã que, de tão massacrada pela inveja, ódio e repressão, acaba mais tarde apoiando o nazismo.
Além disso, "A Fita Branca" é um filme visualmente bonito, graças principalmente ao preto-e-branco que faz com que o clima seja ainda mais frio e seco.



Conceito: Excelente